Mundo Coll

Mundo Cool
Catedral de Lima à noite
Lima - Peru
É cool porque é a capital de um país que só cresce – e tem ceviche. A cidade do futuro tem muitos problemas e troca a velha lassidão para virar um lugar moderna. Fundada pelos espanhóis e famosa pela desordem urbana, Lima é guiada pela cozinha limenha, e se sobressai com a criatividade do peixe cru do ceviche e do sushi. A O bairro Chinatown, no centro, une as culinárias chinesa e peruana.
A Via Expressa.
Clima
O clima é bastante peculiar em Lima. Além dos seus elevados níveis de umidade e baixa precipitação, surpreende por suas estranhas características apesar de estar localizado a doze graus de latitude sul e quase ao nível do mar. A costa central do Perurevela uma série de microclimas devido ao frio atípico em consequência da corrente de Humboldt que tem origem na Antártida e da proximidade das montanhas tropicais, resultando num clima subtropical.
Pode-se dizer que o clima é temperado subtropical, sem excesso de calor ou frio extremos que necessitariam de aquecimento em casa, exceto para alguns invernos. A temperatura média anual é 18,5 a 19°C, com um máximo anual de cerca de 29°C. No verão, de dezembro a abril, as temperaturas variam entre 21 e 28°C. No inverno, de junho a setembro, as temperaturas variam entre 12 e 19°C. A temperatura mais baixa registrada historicamente é 5°C. A primavera e o outono são suaves com temperaturas entre 17 e 23°C.
Estação "Desamparados".
Para ir até à fronteira com o Brasil, a viagem leva cerca de 15 a 20 horas. A rodovia também é a principal ligação à Cordilheira dos Andes e leva até La Oroya. Ao norte a rodovia segue para Tingo Maria de Pucallpa, ao sul vai para Huancayo.
Em Lima, não há uma estação central de auto carros. Todas as empresas de ônibus têm seus próprios terminais. A viagem em táxis em Lima é bastante comum. Está sendo construída em Lima, desde julho de 2007, uma estação de metropolitano no centro da cidade, que irá melhorar a ligação do Centro Histórico de Lima com as regiões periféricas.
A primeira linha ferroviária da América do Sul, criada em 17 de maio de 1851, foi colocada em operação em Lima, e liga a cidade a Callao, distante cerca de 13 km.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário